terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasil tem quase 500 casos de assalto a banco só em 2010


Os números assustam. Em todo o Brasil já ocorreram ao menos 491 assaltos somente entre os meses de janeiro e novembro desse ano. O levantamento, realizado pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, foi baseado em casos noticiados pela imprensa nacional e local de cada estado.

“É importante lembrar que o número de casos é muito superior ao que levantamos, pois precisamos levar em consideração que muitos não são noticiados pela imprensa, principalmente os que ocorrem no interior dos estados”, afirma João Soares, presidente do SindVigilantes e secretário geral da CNTV. Ainda, também não é possível considerar os dados oficiais que não são divulgados.

Mais um caso em Curitiba
Na quarta-feira passada, quando o projeto contra o crime saidinha de banco foi apresentado pelo SindVigilantes e Sindicato dos Bancários na Câmara Municipal de Curitiba, uma agência do banco Santander na Avenida Água Verde estava sendo assaltada. “Isso comprova como esse número (491 casos) tende a aumentar muito mais até o final desse ano”, completa Soares.

Assaltos a banco em números

O Paraná está entre os sete estados com maior número de casos entre janeiro e dezembro de 2010. São Paulo lidera o ranking, com 120 assaltos, ao menos. Em seguida vem o Mato Grosso, com 77 ocorrências. Bahia registrou 63 assaltos e a Paraíba 50. Ceará e Paraná estão empatados com 35 casos cada um. Pernambuco aparece com 21 ocorrências.

Segundo dados oficiais da Febraban, em 2009 foram registrados 430 assaltos a banco no Brasil. “O ano de 2010 ainda não terminou e os números já superam os dados oficiais de 2009. Isso comprova que não podemos confiar nos números divulgados pela Febraban”, afirma Soares.
 
WMC Assessoria
Fonte: Ass. Imprensa SindVigilantes de Curitiba e Região 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bancos definem horário especial para fim de ano

O esquema especial de funcionamento das agências bancárias em função das festas de Natal e fim de ano foi divulgado nesta sexta-feira (10) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No dia 24 (sexta-feira), véspera de Natal, os bancos terão atendimento ao público durante duas horas: das 9h às 11h (horário de Brasília).

Na sexta-feira (31), véspera de Ano Novo, os bancos não abrirão ao público, uma vez que reservam o último dia útil do ano para seus balanços.

As agências bancárias voltarão ao atendimento normal só no dia 3 (segunda-feira), primeiro dia útil de 2011. Quaisquer contas vencidas em 31 de dezembro poderão ser pagas no dia 3 de janeiro, sem multa ou correção, recomenda a Febraban.
 
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto prevê vigilante armado em caixa eletrônico


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6728/10, que torna obrigatória a presença de vigilante armado em locais que possuam caixa eletrônico ou terminal bancário, em casas lotéricas e agências dos Correios. A proposta, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE), também determina a instalação de câmeras de vídeo e alarmes conectados a órgãos de segurança pública ou a empresas de segurança privada.

Pelo projeto, os serviços de segurança serão obrigatórios no horário de atendimento ao público. Os estabelecimentos terão prazo de 180 dias após a publicação da lei para cumprir as normas. Caso não cumpram, poderão receber multa de R$ 500 a R$ 5 mil, ter o funcionamento suspenso e, em caso de reincidência, ter a licença cassada.

Segundo Cirilo, os caixas eletrônicos localizados fora das agências bancárias, geralmente em locais sem segurança, deixa o usuário vulnerável à ação de criminosos. "Essas instalações têm se revelado forte chamariz para todo tipo de delinquente", argumenta o deputado.

Tramitação

O projeto foi apensado ao PL 4436/08, do Senado, que concede adicional de periculosidade a segurança particular. O texto aguarda análise de comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. antes de ser votado pelo Plenário. 
 
Informações da Agência Câmara